Cevada Pura lança cerveja produzida em Portugal

Receita foi elaborada em maio de 2015, durante o 35º EBC (European Brewery Convention), em parceria com a cervejaria Letra. 

Batizada de Nanquim, esta é a primeira cerveja colaborativa entre Brasil e Portugal. A novidade trata-se de uma Imperial Stout que une ingredientes dos dois países: açucar mascavo e cacau brasileiros, fermentada com levedura de cachaça e envelhecida por 10 meses em barris de vinho do porto, com um estágio preliminar em barris de aguardente vínica – destilado de uvas português também conhecido como Bagaceira. O resultado é uma cerveja complexa, de potentes 12,5% de graduação alcoólica.

Daniel Ramiro, da Cevada Pura, junto dos cervejeiros Filipe Macieira (esquerda) e Francisco Pereira (direita), da Letra

O nome Nanquim faz referência à tinta criada na China, onde era usada em manuscritos, originalmente produzida a partir do pigmento preto liberado por polvos e lulas. O nome também faz alusão à cervejaria portuguesa, que costuma nomear suas criações com as letras do alfabeto.

IMG_2229

A má notícia, ao menos para os brasileiros, é que a produção de apenas 500 litros será comercializada apenas na Europa, “como uma ‘entrada’ da Cevada Pura no mercado português”, relatou Marcos Praça, coordenador de marketing da Cevada Pura. Segundo a assessoria da micro, uma segunda versão será produzida no Brasil ainda este ano, e será maturada em barris de cachaça, mantendo a ideia de trazer características dos dois países à bebida.

One Comment

  1. Pingback: Cevada Pura produz colaborativa com cervejaria espanhola | Revista da Cerveja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*